Mais de 13 mil brasileiros já fizeram parte da missão
Um grupo de 77 militares retornou nesta quinta-feira ao Brasil depois de cumprir seis meses de missão no Haiti. Eles faziam parte da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah) e foram recepcionados em Brasília.
O comandante da tropa, Tenente-Coronel Hércules, que também é capelão, disse que um dos momentos em que foi muito solicitado pelos militares para prestar apoio espiritual foi quando o furacão Tomas passou pelo Haiti.
Ele disse que o contingente vivia em estado de alerta porque no Haiti há muitos problemas sociais e também havia a possibilidade de um novo terremoto atingir a região, lembrando o terremoto de janeiro de 2010.
O soldado Ricardo Vilela disse que um dos momentos mais importantes da missão foi durante as eleições no Haiti, que ocorreram em novembro passado.
— As eleições exigiram mais patrulhamento. tínhamos que patrulhar os locais de votação.
Ele disse também que os haitianos têm um grande carinho pelos militares brasileiros.
— Eles nos veem como amigos, como irmãos.
Desde 2004, militares brasileiros participam da missão de paz da ONU no Haiti. Mais de 13 mil militares brasileiros já fizeram parte da missão. O contingente é trocado a cada seis meses.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3228190.xml