As Forças Armadas estão com concursos abertos para 2.693 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
Na Aeronáutica são 335 vagas em cargos de nível fundamental e médio. No Exército são 1.877 vagas em cargos de nível médio, técnico e superior. Já na Marinha são 481 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior.
Os candidatos farão cursos de instrução e adaptação para os cargos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Entre as mais concorridas, são as 120 vagas para o exame de admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da Aeronáutica. Os candidatos devem ter ensino médio completo. São 70 vagas para aviação (ambos os sexos), 30 para intendência (ambos os sexos) e 20 para infantaria (sexo masculino).
Também há 215 vagas abertas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) para 2012. Com duração de três anos, o curso é realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG). Para se inscrever no processo seletivo o candidato deve ter nascido entre 1º de janeiro de 1994 e 1º de janeiro de 1998 e ter concluído o ensino fundamental.
Já o Exército tem 520 vagas de nível médio para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Podem participar candidatos do sexo masculino que tenham nível médio.
A Marinha inscreve para 95 vagas para ingresso no Corpo de Saúde. Do total, 27 são destinadas exclusivamente para candidatos do sexo masculino.